Projetos

Fernando Shinji Kawakubo

Mapeamento do uso da terra e cobertura vegetal no sul de Minas Gerais utilizando dados de sensoriamento remoto
 
Descrição: O presente projeto tem como objetivo analisar a dinâmica espacial e temporal do uso da terra e cobertura vegetal no sul de Minas Gerais utilizando dados de sensoriamento remoto. Uma ênfase é dada ao mapeamento do cultivo do café em virtude da importância que este cultivo exerce na economia regional. A pesquisa parte da premissa de que diferentes tipos de uso da terra e cobertura vegetal apresentam padrões espectrais e espaciais mais ou menos definidos que possibilitam o seu reconhecimento por meio de técnicas de processamento digital de imagens. Resultados esperados: (1) aprimoramento e desenvolvimento de metodologias de análise do uso da terra por meio de técnicas de realce, de integração de dados espaciais e de classificação de imagens; (2) geração de informações úteis ao planejamento ambiental e às pesquisas interdisciplinares - especialmente ecologia da paisagem; (3) capacitação de recursos humanos na graduação e pós-graduação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) .
 
Rúbia Gomes Morato
Desigualdade Ambiental por meio de técnicas de Geoprocessamento
 
Descrição: A desigualdade ambiental é uma das marcas da desigualdade social. Ela se dá através do surgimento de problemas ambientais nas áreas urbanas, a exemplo da ocupação desordenada, falta de saneamento básico, esgoto a céu aberto, ausência de árvores, poluição, pragas urbanas, enchentes e inundações, sendo estes problemas típicos de uma cidade com infra-estrutura precária e desigual. Isto ocorre em determinados pontos, afetando um público que se constitui como um grupo vulnerável presente nestas localidades. Tais grupos sociais menos favorecidos, carentes de recursos e infra- estrutura, são os mais afetados por problemas ambientais, caracterizando uma correlação entre pobreza e lugares de risco.Ao realizar uma análise sobre a desigualdade ambiental, a qualidade do ambiente urbano é fator indispensável, pois relata a qualidade de vida da população. Para tanto, é levado em conta o crescimento desordenado das cidades, que tem como conseqüência o surgimento de significativas disparidades sociais e ambientais presentes no ambiente urbano. Para avaliar as disparidades na distribuição dos riscos ambientais, é realizada a coleta de dados, a exemplo de variáveis demográficas, testes estatísticos e indicadores de riscos. Tendo em vista a necessidade de apresentar os dados espaciais referentes á análise espacial da Desigualdade Ambiental, técnicas de Geoprocessamento se inserem no tratamento da informação geográfica, contextualizando-os. Com a utilização de SIG é possível confeccionar mapas criados a partir de dados primários e secundários de determinada área de estudo, demonstrando a distribuição da cobertura vegetal, índices de abastecimento de água, esgotamento sanitário, destino do lixo e correlacionando com dados sobre escolaridade e renda..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
 
Aparecido Gaspar Junior
Caracterização Geológica da Região de Alfenas
 
Objetivo: Este projeto procura identificar e mapear as principais feições geológicas e litológicas presentes na região do município de Alfenas MG, compreendendo a evolução do Complexo Varginha Guaxupé na área em questão, de identificar possíveis jazidas minerais e suas possíveis utilizações nas industrias locais, além de se realizar um levantamento de áreas sedimentares locais. O projeto consiste em consulta bibliográfica, trabalhos e campos e possíveis análises em laboratórios.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
 
Sedimentologia e Palinologia do Quaternário
 
Objetivo: Objetiva-se estudar as variações paleoclimáticas e ambientais do Quaternário através de estudos sedimentológicos e palinológicos. Além de estudos sedimentológicos e palinológicos de sedimentos atuais visando estudos de impactos ambientais.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.
Setores de atividade: Outros Setores.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
 
Análise e Caracterização dos Argilominerais da Região do Sul de Minas.
Objetivo: Este projeto tende a analisar as principais feições litológicas na região do sul de MG procurando-se identificar os possíveis argilominerais presentes nestas rochas e nos sedimentos aluvionares dos rios (argilas de várzea) para serem adicionados à possíveis massas cerâmicas confeccionadas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
 
Marta Felícia Marujo Ferreira
Desenvolvimento e mapeamento de indicadores ambientais para as sub-bacias hidrográficas do Rio Sapucaí: contribuição ao gerenciamento ambiental do reservatório de Furnas - MG.
 
Descrição: O projeto temático é uma iniciativa que visa desenvolver uma metodologia para o cálculo de um índice de risco ecológico para bacias hidrográficas, integrando-se atributos de uso do solo, geomorfologia e parâmetros morfométricos, utilizando sistema de informação geográfica e imagens orbitais. Esta metodologia será aplicada nas sub-bacias formadoras da bacia do rio Sapucaí, um dos contribuintes mais significativos do reservatório de Furnas. A bacia abrange área aproximada de 1000 km2, composta por importantes municípios do sul e sudoeste de Minas Gerais, os quais apresentam processo de desenvolvimento socioeconômico intenso. A escolha desta bacia justifica-se por ser esta representativa das condições físicas e sócio-econômicas locais, e se tratar de manancial utilizado para o abastecimento urbano e rural de alguns municípios mais populosos. A implantação deste projeto na bacia do rio Sapucaí destacar-se-á pela disseminação da metodologia para outras bacias que apresentem similaridades com relação às interfaces sócio-ambientais e recursos hídricos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Marta Felícia Marujo Ferreira - Coordenador / Marcos Cesar Ferreira - Integrante.
 
Paulo Henrique de Souza
Anos Padrões e a influência do clima na produção de cana-de-açúcar na região de Rio Claro/SP
 
Descrição: Pesquisa ocupada com a identificação das oscilações atmosféricas na área de estudo e sua correlação com as variações na safra canavieria..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Paulo Henrique de Souza - Coordenador / Talytha Accioly Simões Coelho - Integrante.
 
A variabilidade climática no Sul de Minas Gerais e sua influência na produção cafeeira - Um estudo de caso
 
Descrição: Estudo das oscilações climáticas na porção Sul do estado de Minas Gerais e sua correlação com as variações na safra de café..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Paulo Henrique de Souza - Coordenador / Bruno César dos Santos - Integrante.
 
Clibson Alves dos Santos
Avaliação da qualidade ambiental do município de Alfenas (MG), utiliando o método Relesa-Elanem.
 
Descrição: Este trabalho tem como objetivo principal analisar e qualificar a qualidade ambiental do município de Alfenas, o qual está inserido na porção sul do estado de Minas Gerais, às margens do Lago de Furnas . A região é marcada pelas atividades agroindustriais, que sustentam a economia regional. Nas últimas décadas tem-se observado que esse potencial no setor econômico vem acompanhado do aumento populacional considerável na região, o qual intensifica uma dinâmica danosa de apropriação do solo urbano e rural, causando problemas socioambientais, devido a falta de ordenamento territorial. Esse comportamento provoca, inevitavelmente, maior pressão na relação disponibilidade e demanda dos recursos naturais, gerando principalmente conflitos de uso da água, devido ao aumento do consumo humano, industrial e agrícola, refletindo em uma série de problemas socioambientais, tais como: evolução de processos erosivos laminares e lineares, degradação de matas ciliares, desequilíbrios em ecossistemas terrestres e aquáticos, poluição hídrica, entre outros problemas. Além disso, na década de 1960 foi inaugurada na região a Usina Hidrelétrica de Furnas, responsável na época pelo suprimento de energia elétrica para as capitais dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Nos últimos anos a região do entorno do reservatório tem sido intensamente explorada pelo turismo, que vem sendo desenvolvido fora do contexto do planejamento territorial. Diante disso, a presente proposta será realizada a partir da caracterização de aspectos do meio físico, socioeconômico e ambiental do município, o que garante a obtenção de informações relevantes não apenas ao ambiente físico e identificação de áreas suscetíveis á degradação, mas também a análise da situação humana tanto como causadora quanto vítima das mudanças ocorridas através do tempo. Como forma de análise pretende-se aplicar a metodologia RELESA/ELANEM, que se utiliza de indicadores quantitativos e índices de avaliação de qualidade amb.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
 
Marcelo Lacerda Rezende
Estudo da cadeia produtiva de frutos do cerrado em Minas Gerais
 
Descrição: O presente projeto tem como objetivos caracterizar a estrutura e funcionamento da cadeia agroindustrial das frutas do Cerrado no estado de Minas Gerais e propor políticas públicas e estratégias empresariais para a melhoria da sua eficiência e competitividade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
 
Cochise Ricci Libanio
Estruturação de um banco de dados cartográfico no sul de Minas Gerais
 
Descrição: O projeto tem como objetivo estruturar um banco de dados cartográfico do sul de Minas Gerais utilizando o Sistema de Informação Geográfico ILWIS. Cartas topográficas do IBGE na escala 1: 50000 estão sendo digitalizadas e editadas. Modelos digitais do terreno estão sendo gerados e disponibilizados para alunos, professores  pesquisadores. Pretende-se ao longo do projeto criar um mosaico topográfico do sul de Minas Gerais.